segunda-feira, 19 de maio de 2014

[ Aula Resumo ] Literatura: Modernismo 1a Fase (1922 a 1930)


A década de 1920 é marcada por crises políticas e revoltas no Brasil contra a República Oligárquica dos estados. 

Em 1921, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco formam a Reação Republicana para lançar a candidatura à presidente de Nilo Peçanha contra o candidato das oligarquias de Minas Gerais e São Paulo, Arthur Bernardes. 

Bernardes vence as eleições mas se depara com um Brasil dividido e em crises. 

O descontentamento com a vitória de Arthur Bernardes, bem como com o último governo, de Epitácio Pessoa, são algumas das causas do chamado Levante do Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, primeira ação do chamado Movimento Tenentista.

Entre 1922 e 1927, no bojo do movimento tenentista, a Coluna Prestes percorre o Brasil pregando mudanças políticas e sociais no país, contra o poder centralizador das oligarquias conservadoras de Minas e São Paulo. Este movimento viria a culminar na Revolução de 1930.

Com uma guerra civil no Rio Grande do sul, ações tenentistas em 1923 e, em 1924 com a Revolução de 1924, Arthur Bernardes decreta o Estado de Sítio no Brasil - que perdura durante quase todo seu governo. 

Semana de Arte Moderna de 1922

Neste contexto político e social conturbado no Brasil, no decorrer da década de 1920 um grupo de intelectuais e artistas ensaia uma grande revolução também no mundo das artes. 


Influenciados pelas novas vanguardas estéticas que surgem na Europa - como o Cubismo, o Expressionismo e o Futurismo - estes jovens artistas descontentes com a ordem estética estabelecida, procura um novo caminho para renovação artística no Brasil, abandonando os ideais estéticos vinculados ao século XIX. 

A jovem Anita Malfatti volta da Europa trazendo experiências das novas vanguardas da pintura européia. 

Villa Lobos, também ainda jovem,  é influenciado pela obra de Stravinsky e pela música moderna francesa.

Oswald de Andrade retorna da Europa, impregnado pelo futurismo de Marinetti. Oswald afirma que "estamos atrasados cinquenta anos em cultura, ainda chafurdando em pleno parnasianismo". 

Em 1921, Oswald de Andrade, Mário de Andrade, Menotti del Picchia e Cândido da Mota Filho divulgam suas ideias modernistas em jornais e revistas. 

Em fevereiro de 1922, Anita Malfatti, Villa Lobos, Oswald e Mário de Andrade, Di Cavalcanti, Brecheret e vários outros personagens de diferentes expressões artísticas se reúnem na chamada Semana de Arte Moderna com objetivo de lançar uma grande discussão sobre a arte e o futuro da arte no Brasil. 

A Semana de Arte de 1922 não teve grande repercussão em sua época, mas, com o tempo, ganhou enorme significado e valor histórico, fundamentando novo movimento estético e ideologicamente se projetando ao longo de todo o século XX, influenciando artistas e movimentos diversos, chegando à Bossa Nova da década de 1960 e ao Tropicalismo da década de 1970. 

O Modernismo no Brasil

O Modernismo no Brasil se divide em três fases distintas:

1 - Primeira Fase (1922 a 1930): Desconstrução

Fase de forte oposição a tudo o que foi anterior. Com irreverência e escândalo, esta fase é conhecida como fase de Desconstrução, propondo a reinvenção da arte brasileira.

2 - Segunda Fase (1930 a 1945): Construção e Consolidação

Fase de mais tranquilidade, com grandes romancistas e poetas dispensando os radicalismos da primeira fase modernista e apresentando uma maior maturidade e aprofundamento dos temas. 

3 - Terceira Fase (1945 a 1980): Pós-Modernismo     

Fase de revisão do modelo modernista, com retomada da importância da estética. 

O momento histórico no Brasil e no mundo é outro, com o final da 2a Guerra e a redemocratização do Brasil influenciando novas temáticas. 

A Aula Resumo abaixo traz mais alguns pontos sobre a primeira fase do Modernismo brasileiro. Como sempre, são pontos para referência rápida e base para estudos e revisões.



fontes: 1 História do Brasil - Bóris Fausto 
            2 Manual do Candidato (FUNAG) História do Brasil - 2013
            3 aulalivre.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Linkwithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...